Erro, o seu pedido não foi processado.
O seu pedido foi processado com sucesso.
O seu pedido foi processado com sucesso, alguns registos podem estar relacionados com outras tabelas, e por essa razão não serão eliminados.
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais

União de Freguesias de Anreade e S. Romão de Aregos


Porto: CMP promove "Semana à Descoberta dos Cemitérios"

2011-05-27

A Câmara Municipal do Porto promove, entre 28 de Maio e 3 de Junho, a "Semana à Descoberta dos Cemitérios", uma acção da Associação dos Cemitérios de Interesse Monumental da Europa, da qual o Porto é a única cidade portuguesa associada.

Os cemitérios são, cada vez mais, locais de atracção turística em muitas cidades do Mundo. Seja pelo valor monumental das edificações ou pelo culto dos famosos sepultados, o turismo cemiterial ganha cada vez mais adeptos. Neste âmbito, a Câmara Municipal do Porto (CMP) celebra, entre 28 de Maio e 3 de Junho, a "Semana à Descoberta dos Cemitérios", uma iniciativa que está integrada nas actividades da Associação dos Cemitérios de Interesse Monumental da Europa, da qual o Porto é a única cidade portuguesa associada.

Segundo Francisco Queiroz, investigador na Universidade do Porto e especialista em História da Arte, "existem sobretudo três tipos de visitantes: os estrangeiros, os nacionais e os adeptos do turismo negro". O investigador explica que "os cemitérios são o reflexo das cidades" e relectem a história dos seus habitantes.

Os cemitérios de Agramonte e do Prado do Repouso são os únicos do país a fazer parte da Rota Europeia dos Cemitérios, que reúne 54 cemitérios espalhados por 18 países. Apesar de o Porto ser a única cidade portuguesa a fazer parte desta rota, Francisco Queiroz destaca o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, como "o mais visitado" pelos praticantes do turismo cemiterial.

A "Semana à Descoberta dos Cemitérios" promove, até 3 de Junho, várias iniciativas que pretendem dar a conhecer a história dos principais cemitérios portuenses e de algumas personalidades que estão sepultadas nestes sítios emblemáticos da cidade. A 2 de Junho, Francisco Queiroz vai conduzir uma visita guiada ao cemitério de Agramonte, com enfoque no jazigo dedicado às vitimas do incêndio do Teatro Baquet. O especialista considera que a ideia deste evento "é muito boa e vem institucionalizar algo que já se fazia há vários anos".

Para além da visita guiada, a "Semana à Descoberta dos Cemitérios" vai contar com um elogio de Germano Silva a Francisco de Almada e Mendonça, uma exposição fotográfica, entre outras actividades.

Fonte: http://jpn.c2com.up.pt/2011/05/27/porto_cmp_promove_semana_a_descoberta_dos_cemiterios.html